Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória

Aquele velho pensamento de que “viagem para o exterior não é para mim” ou “eu nunca terei condições de fazer intercâmbio” ficou no passado – e bem distante. Quem realmente tem essa vontade de estudar e viver no exterior pode se programar de diversas formas para realizar esse objetivo.

Não há segredo algum na realização do intercâmbio; só é necessário que esta meta esteja bem definida, principalmente na parte financeira. É como comprar um carro: não basta só ir à loja e sair desfilando na sua máquina nova. Tem que pensar na manutenção. Para sua viagem é a mesma coisa: não só curso e as passagens que você precisa para viajar. É necessário estabelecer seus custos semanais ou mensais para você ficar tranquilo durante sua estada em outro país.

O mais legal de tudo hoje em dia é que, mesmo quem não tem hábito de guardar dinheiro, pode pagar em quantas vezes quiser antes de viajar, e embarca sem se preocupar com dívidas.

Os preços das escolas são reajustados pelo câmbio, que é volátil. Então, a partir do momento em que o estudante assina o contrato com a agência de intercâmbio, ele trava o valor e, mesmo parcelado, paga a mesma coisa até a data do embarque, não importa se nos valores dobraram ou triplicaram até lá.


Algumas dicas para começar a se planejar já:

– Coloque no papel seus planos. Compre uma agenda e escreva tudo que queria realizar durante o ano. Use o mesmo empenho para esta organização que geralmente usaria para uma festa de aniversário, churrasco no sítio ou a viagem de final para planejar seu intercâmbio.

– Não gastei mais do que eu ganha. Quem não conhece pessoas que ganham R$ 2.000,00 e poupam uma parte do dinheiro para seus grandes planos de vida e outros ganham R$ 20.000,00 e gastam tudo? Seja um poupador e você verá os resultados. Tenha o hábito de guardar um percentual do seu dinheiro mensal para você usar no país no qual irá residir.

– Anote tudo que entra e saí da sua conta corrente. Encare o que você estava fazendo com seu dinheiro com clareza, responsabilidade e comprometimento com você mesmo.

– Defina prioridades com prazos; pode ser que você descubra que o intercâmbio é primordial para você neste momento.

 

 

Deixe um comentário

avatar